7 livros de Jane Austen que viraram filmes

Uma das escritoras mais importantes da língua inglesa, Jane Austen, ganhou muitos leitores por seu olhar contemporâneo sobre a personalidade feminina. Seus livros retratam a época em que ela viveu, séculos XVIII e XIX e giram em torno da obrigação do matrimônio e a questão da hierarquia entre classes da Inglaterra. 
Os romances mais aclamados até hoje são “Razão e Sensibilidade” e “Orgulho e Preconceito” e carregam a visão ácida sobre a sociedade britânica.

Por que tanto sucesso?


O que garante um lugarzinho na estante de muita gente é a linguagem atual, que nunca se torna obsoleta com o passar dos anos. Além disso, com discurso indireto, Jane abusou da intertextualidade e procurou alinhar seu texto ao cotidiano das pessoas. Por isso, é difícil alguém não se identificar com suas histórias.

E para imortalizar de vez suas obras, muitas delas foram transformadas em filmes, que também são aclamados pela crítica e adorados por muita gente. Aliás, o sucesso dos livros de Austen pode ser confirmado dezenas de vezes na telona, tendo em vista que muitos de seus personagens tornaram-se clichês para filmes de romance e comédia.

Livros no cinema

Pode ser que você já tenha assistido algum desses longas, mas talvez nem saiba que foi baseado em uma obra dessa poderosa escritora. Separamos 7 livros de Jane Austen que viraram filmes para você conhecer e assistir!

1 - Orgulho e Preconceito (2005)

Este drama romântico foi indicado a quatro categorias do Oscar e tem a atriz Keyra Knightley e o ator Matthew Macfadyen como protagonistas. Ele conta a história de uma família com cinco irmãs que são criadas para terem bons casamentos, mas se aprofunda na segunda filha, Elizabeth, que apoia o pensamento livre das mulheres, e critica os casamentos sem amor. Procurando ter uma vida mais produtiva, não esperava conhecer o lindo e rico Darcy, por quem se apaixonará.

2 - Razão e Sensibilidade (1995)

Foi o primeiro livro de Jane a ser publicado, em 1811, e o filme é uma adaptação da história real. Após a morte do marido, uma viúva e as três filhas enfrentam dificuldades financeiras, pois maior parte da herança ficou para um filho do primeiro casamento que não amparou as irmãs, como seu pai pediu. A irmã prática e racional Emma Thompson e a sensível e emocional Kate Winslet conduzem a trama encontrando sempre uma maneira de resolver os problemas e se apaixonando.

Emma (1996)

Essa história se passa na Inglaterra rural do século XIX, com a atriz Gwyneth Paltrow como protagonista. Ela é uma jovem bonita e inteligente que vive tranquilamente com o pai viúvo. Ao ver a governanta de sua casa se casar, a moça fica entediada e começa a trabalhar como “cupido” para as pessoas que a cercam. O mais espantoso é que Emma parece ser uma especialista no quesito paixão, porém, descobre-se no livro e filme que ela nunca se apaixonou.

Persuasão (2007)

Persuasão foi o último livro escrito por Jane Austen, em 1816, e é póstuma, pois foi publicado após a morte da autora, em 1818. A obra conta a vida de Anne Elliott, que é forçada pela família a romper com seu noivo, que não ocupa posição social e financeira favorável. Oito anos depois, o moço retorna à cidade bem-sucedido e com muitas mulheres a seus pés, o que deixa a ainda apaixonada Anne enciumada.

O Palácio das Ilusões - Mansfield Park (1999)

O filme baseado nesta obra de Jane Austen é uma comédia romântica. Ele conta a história de Fanny Price, que aos 12 anos de idade vai morar de favor na casa de um tio rico. Ela é criada por ele e sua esposa e cresce, tornando-se uma mulher lindam inteligente e estudiosa. Esses predicados chamam a atenção de um vizinho bem-sucedido, contudo, mesmo com a influência de seus tutores a moça não fica nem um pouco interessada. 

A Abadia de Northanger (2007)

Esse é o nome do filme inspirado na obra de Jane Austen de nome homônimo, que em inglês é Northanger Abbey. Ele retrata a vida da jovem Catherine, que tem a chance de morar na cidade de Bath sob a tutela de uma rica família. Ela acredita que conseguirá encontrar o amor de sua vida, assim como ela lê em seus romances preferidos, mas no decorrer da trama ela percebe que não é bem assim.

Amor e Inocência - Becoming Jane (2007)

Esse longa é baseado em cartas da escritora e conta como ela, com 20 anos de idade, começa a se destacar como uma grande escritora. Ao mesmo tempo, sua família incentiva seu casamento com um homem rico e influente, porém Jane se interessa pelo malandro Tom Lefroy. Anne Hathaway é quem interpreta Jane.

Postar um comentário

0 Comentários