Caçadores de Bons Exemplos – O casal que mudou de vida para inspirar outras pessoas


Quantas vezes você sentiu aquela vontade louca de sair por ai sem rumo definido, apenas para ter a chance de viver a vida de um modo diferente, sob um novo olhar, se livrando dos problemas cotidianos do dia a dia que atormentam a todos nós? E será que não houveram momentos em que você se sentiu desmotivado ao abrir um jornal ou ligar a televisão, ambos infestados com notícias tão negativas que nos enchem de medo, de raiva, de tristeza e dão uma sensação enorme de desesperança?




Esses sentimentos também foram fortemente vivenciados pelo casal mineiro Iara e Eduardo Xavier, há cerca de 5 anos atrás. Hoje ela tem 32 anos e ele 45. Em Janeiro de 2011 mesmo sem terem muito planejamento prévio eles venderam o imóvel em que habitavam, pegaram as suas poucas economias, entraram no carro e colocaram o pé na estrada. O destino deles? Qualquer lugar do Brasil (futuramente, do mundo) em que se encontre uma iniciativa positiva voltada para a comunidade, capaz de transformar para melhor a vida de outras pessoas.




A partir daí eles deixaram para trás a rotina massacrante e se lançaram em uma verdadeira aventura, abandonando de vez o ideal de família que trabalha anos a fio só para a própria subsistência e para a aquisição de bens materiais. Apesar das críticas recebidas e do medo do desconhecido mantiveram-se firmes no objetivo de fazer algo pelo mundo, e a forma que encontraram de contribuir foi justamente viajando em busca de pessoas e projetos transformadores dentro de seus meios, sempre documentando e divulgando em seu blog (confira o blog deles aqui). Assim eles deixaram de ser apenas Iara e Eduardo e viraram os Caçadores de Bons Exemplos!




O casal vai determinando a próxima parada através da indicação de gente que encontra na estrada e que falam de uma ou outra iniciativa realmente diferenciada para a comunidade. Assim eles encontram o material para as suas histórias, postadas religiosamente todos os finais de semana. Essa é a única certeza que eles têm em seu dia a dia, porque de resto a rotina dos dois varia bastante, mudando de acordo com cada local que visitam e com as necessidades que vão surgindo ao longo do caminho.





A vida de improvisos pode desesperar a muitos, mas eles se sentem verdadeiramente em casa. Se os moradores da cidade da vez são hospitaleiros e amigos eles dormem em suas casas. Se não, paciência, arma-se a barraca que levam em cima do carro. As vezes não encontram nenhum projeto e outras passam um dia inteiro conhecendo pessoas dispostas a trabalhar para o próximo. Desse modo eles vão vivendo, um dia de cada vez, realizando o sonho de conhecer todo o nosso país e de passar a mensagem de que todos nós podemos fazer mais por aqueles que nos rodeiam, basta um pouquinho de vontade e de coração.


Notícias positivas




Em 2015, depois de passarem cinco anos viajando pelo Brasil e conhecendo as boas iniciativas presente nos 27 estados (encontram mais de 1.150 trabalhos sociais!) eles vão dar voos mais altos e saltar para o exterior. Nos planos estão inicialmente 49 países, mas isso obviamente poderá variar de acordo com os acontecimentos. O que parece que não mudará nunca é o desejo dessas duas almas em ajudar e trazer novos olhares para quem segue apegado demais às exigências sociais. Sob o lema “a vida é uma viagem” eles caminham, espalhando o bem e inspirando a todos nós a também fazer o mesmo!



Nesse vídeo Iara e Eduardo contam mais sobre sua história de amor e de vida! Não deixe de assistir!



Todas as fotos © Caçadores de Bons Exemplos

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Nossa muita coragem mesmo, mais apesar de parecer loucura e uma forma livre de viver e com certeza eles conseguem curtir várias culturas, muito mais que muita gente. ParsPara!!

    ResponderExcluir
  2. Que iniciativa fantástica desse casal, largar tudo e sair por ai espalhando o bem, ajudando quem precisa, não é todo mundo que faz isso

    ResponderExcluir
  3. É muita coragem fazer isso, Em paises de primeirissomo mundo isso é mais facil, mas nos paises da America latina é muito perigoso!

    ResponderExcluir
  4. Que casal fantástico. Sonho com o dia que vou fazer exactamente como eles.
    Talvez eles me inspirem a começar logo.
    Beijos de gratidão

    ResponderExcluir